quarta-feira, 9 de maio de 2007

"Tão importante quanto descobrir o que você quer na vida é decidir o que não quer. Permita-se abrir mão das coisas que não o(a) fazem feliz. Curiosamente, elas não são as coisa de que mais facilmente conseguimos nos distanciar". (do livro "Levando a Vida Numa Boa de Ernie J. Zelinski)

Como é difícil saber dizer não. Recusar algo que aparentemente seja tentador e prazeroso exige muita força de vontade. Prazer e felicidade não são sinônimos. Prazer é algo momentâneo, a felicidade também é feita de momentos, porém o que os diferencia é que quando somos felizes a lembrança daquele momento não vem acompanhada de arrependimento. Já o prazer é superficial, e quando recordado, muitas vezes traz consigo sensações desconfortáveis.

Sinto um enorme prazer em comer chocolate, mas uma imensa carga de culpa se passo do limite, por mais prazer que isto me cause. Este exemplo singelo serve bem para ilustrar que em muitos momentos de nossas vidas é importante saber dizer "não", seja para recusar um alimento, um convite ou negar algo para alguém.

Saber dizer não em certas ocasiões sem se sentir culpado(a) é algo natural e precisa ser praticado.

Nenhum comentário: